Educação dos filhos pelo exemplo dos pais.


Quando os pais se sentem impotentes para educar seus filhos ficam desorientados, apreensivos e sem ação. Outra preocupação constante também dos pais é de como falar sobre determinados temas complexos. Há sempre uma preocupação na receptividade dos filhos, por isso, o receio em detalhar ou não, determinados assunto. Temas polêmicos como sexualidade, drogas são um destas dificuldades dos pais, então, acaba por negligenciar e transferi-lo estas responsabilidades à outrem.
Há várias tendências pedagógicas sobre estes assuntos de como falar; quando falar; o que falar; e que idade. Tudo isso atemoriza os pais. Para ajudar a somar ainda vem toda uma cultura; educação recebida; espiritualidade; a estrutura psíquica. Então, diante este quadro fica-se numa encruzilhada preferindo omitir e prolongando tais abordagens.
Acredito que uma boa educação nos tempos de hoje é o exemplo. É a consciência de não ter se omitido, negligenciado e a certeza de ter repassado o melhor de si para os filhos através dos exemplos. Já diz um ditado: “As palavras movem, mas os exemplos arrastam.”. Ensinar valores éticos, morais e espirituais. A conscientização vem seguida da ação. A receita do diálogo ainda é o caminho mais eficiente, estas em três palavras básicas: amor; compreensão e respeito.
Num mundo globalizado em que vivemos, torna-se necessário a aproximação da família. Há necessidade de uma qualidade no tempo dispensado aos filhos. É fundamental desde criança a espiritualização no âmbito familiar. E social.
Nossas crianças, adolescentes e jovens são bombardeadas de informações recebendo também educação pela mídia, pela escola, por amigos e tantas outras fontes de aprendizado. Toda esta educação tanto podem levar ao desenvolvimento sadio quanto ao desenvolvimento nocivo. Certamente, nossos filhos encontram-se bem mais informados do que nós pais sobre a realidade de sua idade e de tempo.
Os pais não têm como ficar o tempo todo junto aos filhos, vigiando-os vinte quatro horas; a pedagogia do terror, do medo, da mentira com objetivo de intimidá-los e nutri-los pelo medo não funciona mais. Não existe possibilidade de colocá-los numa redoma para protegê-los das adversidades da vida.
Algo fundamental e que se faz urgente avançar está na diminuição da distância existente entre as pessoas. A desinformação leva ao medo, o medo produz à insegurança e por conseqüência o preconceito que colabora para a rotulação promovendo ainda mais à distância entre as pessoas.
Nosso comportamento diante da sociedade é o reflexo do que recebemos através da educação de um modo geral. Os exemplos dos pais nas atitudes, nos gestos norteiam a educação dos filhos por toda vida.
A educação dos filhos foi tema da última reunião do Arara Azul. As fotos estão na sessão Eventos.
Uma ótima páscoa a todos! Que o Espírito de Deus entre em cada coração, sempre nos transformando em pessoas melhores e mais dignas do Sacrifício!
por Mari :)

A gente se diverte aprendendo

No último sábado estivemos juntos numa sessão cinema na casa do nosso casal Chagas e Hélia. Assistimos os filmes "Deixados para trás" e "A virada", ambos maravilhosos, e passamos uma noite de aprendizado e gostosa convivência. O cineminha durou a noite inteira, até cerca de 4 e meia da manhã do domingo, qdo fomos dormir´por umas 2 ou 3 horas, até acordarmos novamente com todo gás e irmos ao encontro do nosso amado Costa, no Siupé, onde ele está trabalhando na construção da sua (nossa) casa de veraneio.
Em "Deixados para trás", um filme que fala sobre o apocalipse, especialmente sobre o arrebatamento, a gente pôde sentir como seria ser deixado pra trás, ver nossos entes queridos desaparecendo, e sentir o desespero de perceber que eles foram arrebatados, e nós não. Algo que chamou minha atenção em especial, foi ver que todas as crianças sumiram (foram arrebatadas). Isso me fez imaginar como seria ver meus filhos sumirem de dentro de suas roupas, sem pistas ou chances de me despedir, e estar ciente de que dali em diante, havia apenas mais uma chance de eu puder encontra-los. Outra coisa que me chamou atenção, foi ver qtas pessoas de dentro das igrejas, não foram; algumas não conseguiam entender ou aceitar o porquê, mas, ficaram. Foram deixadas.
Ficou a reflexão. E a pergunta: será que estou fazendo minha parte para me tornar digna de Deus?
O outro filme falou da história de um homem, dono de uma revenda de carros. Desonesto e inscrupuloso, ele viu sua vida financeira ir por água abaixo, até perceber a magnitude da presença de Deus em sua vida. Arrependeu-se, pediu perdão, voltou atrás. E colheu os frutos do retorno ao Pai plantado.
Foi uma madrugada de aprendizados.
Mas também de muita diversão. O aprendizado vc pode ter assistindo tb aos filmes, e da diversão, vc sente o gostinho através das nossas fotos, na sessão de Eventos.
Hj temos reunião. Que maravilha. O coração está aberto para aprender mais e mais.
por Mari :)
FOTO ACIMA: nosso café da manhã em família.

Dentro do Coração

Muito bom saber que a gente mora dentro de um monte de coração, não é mesmo? É esse meu sentimento em relação a esse PG abençoado, que muito tem me ensinado e me preenchido. É recompensador perceber que, passe o tempo, mudem os rostos, a "grande missão" há de se pertetuar. É a corrente do bem, trazida pelos braços de Jesus, que nos envolve e no faz transbordar de amor.
Durante esse tempinho que estivemos distantes virtualmente, estivemos bem juntinhos na vida real, nos conhecendo, já que o Arara agora conta com vários casais recém chegados; nos divertindo, mas principalmente nos aproximando mais do nosso Pai. Dele, que nos faz irmãos em Cristo, parceiros, colaboradores uns dos outros, responsáveis pela felicidade daqueles que Deus nos colocou ao lado. Rolaram anivesários (Hélia, Rubens e Lu), praia com carangueijada, jantares deliciosamente preparados, e muitas reuniões. Peço desculpas por não ter registrado devidamente essa, que é nossa história. Bem, tentarei fazer isso agora e, caso eu não consiga, me perdoem! Em nossas mentes, ficam as eternas e maravilhosas lembranças.
Costumo postar aqui sempre um trecho da última reunião. Só que nosso último encontro foi um tanto quanto diferente. Nem sequer começamos o estudo, pq nosso tempo foi (bem) preenchido de testemunhos ricos e edificantes. Certamente pudemos aprender bastante uns com o outros na última segunda-feira. E aprender principalmete através do relato de como Deus tem agido em nossa casa e em nossa família.
É isso que importa: exaltar o nome do Nosso Senhor; reconhecer Sua onipotência em nossas vidas; e perceber que, com Ele, tudo se faz possível e melhor.
FOTOS: lembrancinhas que eu trouxe para os meus amados Araras, da minha viagem à Foz do Iguaçu.
P.S.: Hj a programação é especial, mas tb é surpresa. Volto em breve com as fotos.
por: Mari, uma eterna apaixonada por Jesus.



Web This Blog



O PG Arara Azul nasceu outubro de 2006, a partir de um dos encontros de casais da Igreja Batista Comunidade do Amor (Fortaleza/Ce). Nossa união foi um propósito de Deus, que nos escolheu um a um, para trocarmos nossas experiências, compartilharmos nossas bençãos e dividirmos nossas dificuldades. Juntos superamos qualquer barreira, pois foi Jesus quem nos uniu em uma só família! Nossa missão é levar até você o amor de Deus, através de nossas vidas, nossos testemunhos e nossa amizade!



Contato

Link Nos


Contador

Créditos



XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health